Centenário

Tem muita gente que faz o que fazemos, teoricamente.14610855_195450570884063_1617156661_n
Não da forma como fazemos, mas sim do jeito que a maioria das pessoas pensa que é feito: só apertar uns botões do mouse e o computador faz o resto. De fato, é bem mais que isso… pelo menos pra gente. O trabalho da SerieLimitada  nos deixa sempre mais felizes quando faz sentido, quando tem história.
Este é um bom exemplo: fui convidado (convocado) para criar uma estampa comemorativa do centenário de nascimento do meu avô materno, “Seu Teodoro”. Desafiador, em todos os sentidos. Meu avô nasceu, cresceu e morreu nas mesmas terras, onde fez família escreveu viveu com minha avó, Dona Nora, a sua história e a de 11 filhos. Homem íntegro, de poucas palavras e estudos, mas de grande sabedoria.
Centenário de Teodoro João da Cruz.

Pesquisando as poucas imagens disponíveis, percebo que Seu Teodoro quase sempre furtava seu olhar à câmera. Não sei se por timidez ou por estar sempre mais atento ao todo que à uma máquina. Fato que encontrei uma das raras fotos em que ele encarava a câmera, à meia luz, mas com toda a força de seu olhar. Razoavelmente nítida, era meu “tiro” único, e certeiro.

assinatura

Para dar mais liga na história, consegui de num “pedaço de papel” do que parecia ser um caderno de caligrafia, a assinatura do Seu Theodoro, com um H desconhecido pelos próprios filhos, aos 13 anos de idade, em 1929.

theodoro100

Para fechar a composição, ao fundo uma trama que lembra as colchas de retalho que minha avó criava e costurava, primorosamente. Além de remeter ao universo deles, rendo também uma justa homenagem à presença acolhedora e essencial de Dona Nora na vida do Seu Teodoro.

História, é disso que são feitos nossos melhores trabalhos.

 

Marco Novaes
SerieLimitada

One thought on “Centenário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *